#ficaemcasa | Ana Maria Gonçalves | Rosários4
Atualizado: Fev 15
Não é só em Portugal que é costume bordar tapeçarias de Arraiolos. Do outro lado do Atlântico, as nossas tão tradicionais tapeçarias têm uma enorme procura - tanta que até já há um representante exclusivo dos materiais de Arraiolos Rosários 4 no no Brasil: Ana Gonçalves - Studio Casa e Tapeçaria.
O PROJECTO
Ana Maria Gonçalves ensina, no Brasil, a bordar tapeçarias de Arraiolos seguindo as técnicas tradicionais deste bordado. O rigor com que executa os seus projectos são um factor de diferenciação, respeitando as regras do bordado, os materiais (fio 100% lã) e as telas lisas.
Ana Maria partilhou connosco o projecto que tem actualmente em mãos, um tapete que “é o tema do curso online onde o aluno aprende não só a bordar com as lãs Rosários 4, mas também na tela lisa”, contrariando assim a tendência de bordar em tela desenhada, um costume no Brasil, mas que se afasta da forma tradicional portuguesa de bordar.
Tapeçaria de Arraiolos, bordada segundo as técnicas tradicionais.
E sobre a tapeçaria que está a bordar, Ana Maria revela-nos um detalhe muito interessante: “este tapete foi desenhado por um artista português, Carlos Romeiro, para a nossa marca.”
Com o cuidado que lhe é característico, Ana Maria descreve o tapete: “tem de medida para a nossa juta 0,70 x 1,25m. Está sendo bordado assim, pois abordei as áreas mais importantes no curso, por isso tem apenas uma parte do barrado pronto e o centro contornado.”
Detalhe da tapeçaria, bordada com lã de Arraiolos Rosários 4.
Ainda está em curso, mas já dá para perceber que vai ficar lindo!
O FIO
As tradicionais tapeçarias de Arraiolos são bordadas com fio 100% lã. Na Rosários 4, a lã de Arraiolos é produzida desde 1995. Tem certificação Pure New Wool e é uma referência, não só pela qualidade, mas também pelo vasto cartaz com centenas de cores.
Matéria divulgada no Blog da Rosários4 no início da pandemia.